Nesta sexta-feira, dia 28, a programação do festival é marcada por um workshop de interpretação voltado para crianças a partir dos 12 anos. Ele será realizado pelos artistas da Cia. dos Pés, de São José do Rio Preto, às 10h30, no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos (Rua Frederico Navarro da Cruz, 37 – Vila Ercília). A inscrição é de graça e pode ser feita pelo site oficial do evento: https://festivaldejaneiro.com/.
O Espaço Criativo Fábrica de Sonhos também abriga, até domingo, dia 30, o workshop “O teatro infantil pós-pandemia”, com a Cia. Apocalíptica, de São José do Rio Preto, voltado para artistas e pessoas interessadas no assunto; a Oficina de Traquitanas, com o Palhaço Popó, de Birigui; e os “Diálogos sobre a Cena”, com o jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto (veja a programação abaixo).
No teatro do Sesi Rio Preto, serão realizadas duas apresentações neste fim de semana: “Com a pulga atrás da orelha”, espetáculo do Palhaço Popó que será apresentado neste sábado, dia 29, às 15h; e “A Revolução dos Bichos”, peça da Cia. Apocalíptica que será apresentada no domingo, dia 30, também às 15h. A entrada é de graça.
No espetáculo “Com a pulga atrás da orelha”, o palhaço Popó é contratado como ajudante em teste pelas pulgas de um luxuoso circo de pulgas vindo da França. O dedicado ajudante assume uma missão em que a brincadeira imaginativa é o ponto principal. Não bastassem as confusões do palhaço, um misterioso visitante aparece para sabotar o circo, deixando todos com a pulga atrás da orelha.
Já “A Revolução dos Bichos” é uma adaptação para o teatro da Cia. Apocalíptica do livro homônimo do escritor George Orwell (1903-1950). Na peça, a companhia rio-pretense utiliza de elementos das fábulas, das sátiras e dos musicais para trazer uma reflexão sobre o contexto político atual, tendo como premissa um grupo de animais revolucionários que eram constantemente maltratados pelos humanos, e tomam o poder de uma fazenda organizando um regime igualitário e justo no local. O equilíbrio é ameaçado, porém, por uma dupla de porcos totalitários que executa um novo e tirano golpe de Estado.
Em respeito aos atuais protocolos sanitários, o uso de máscara é obrigatório, assim como a apresentação do comprovante de vacina para adultos e jovens.
A 15ª edição do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), e da Cia. Fábrica de Sonhos e conta com o patrocínio do Riopreto Shopping Center e apoio do Sesi, Bebidas Poty, Brigadella e World Games.
15º Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato
Programação dos espetáculos
Teatro do Sesi (15h)
Dia 29/01 – Com a pulga atrás da orelha (Palhaço Popó – Birigui-SP)
Dia 30/01 – A Revolução dos Bichos (Cia. Apocalíptica – São José do Rio Preto-SP)
Programação das atividades formativas
28/01 – Sexta-feira
10h30 – Workshop: Interpretação (Cia. dos Pés – São José do Rio Preto/SP). Espaço Criativo Fábrica de Sonhos. Duração: 1h30. Público-alvo: crianças a partir de 12 anos
A evolução do pensamento artístico nas práticas teatrais. Exercícios e técnicas para interpretação teatral voltados para iniciantes nas artes cênicas.
29/01 – Sábado
10h30 – Workshop: O teatro infantil pós-pandemia – Expectativas, Perspectivas e Realidade (Cia. Apocalíptica – São José do Rio Preto/SP). Espaço Criativo Fábrica de Sonhos. Duração: 1h30.Público alvo: Artistas e interessados no teatro infantil
Qual o ‘novo normal’ da produção cultural para crianças? A pandemia modificou a produção artística para esse público? Quais são os novos e antigos caminhos a serem traçados pelos produtores culturais para fazerem sua arte chegar ao público infanto-juvenil? Essas e outras perguntas são os norteadores dessa roda de conversas, coordenada pela Cia. Apocalíptica, sobre o universo da produção teatral infanto-juvenil.
19h – Diálogos sobre a cena com Dib Carneiro Neto. Espetáculo: ‘Com a pulga atrás da orelha’ (Palhaço Popó – Birigui/SP). Espaço Criativo Fábrica de Sonhos
30/01 – Domingo
10h30 – Oficina de traquitanas (Palhaço Popó – Birigui/SP). Espaço Criativo Fábrica de Sonhos. Duração: 1h30. Público-alvo: crianças, educadores, artistas artesãos, traquitaneiros e curiosos
Na oficina, o participante vai conhecer o estranho mundo de mecanismos usados para produzir movimentos. Traquitanas, na linguagem popular, são objetos velhos, peças descartadas ou recicláveis que, sendo reaproveitadas de maneira criativa, é possível construir coisas interessantes como brinquedos autômatos, brinquedos educativos e coisas que se mexem. Enfim, ideias ótimas para a construção de um circo de pulgas.
19h – Diálogos sobre a cena com Dib Carneiro Neto. Espetáculo: ‘A Revolução dos Bichos’ (Cia. Apocalíptica – São José do Rio Preto/SP). Espaço Criativo Fábrica de Sonhos
SERVIÇO
15º Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato
Até o dia 30 de janeiro de 2022
Apresentações no teatro do Sesi (15h)
Retransmissão pelo Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos: https://www.youtube.com/channel/UCbywgkj4fCJvmP1RZJdsFfQ
Mais informações: https://festivaldejaneiro.com/
Assessoria de imprensa/Harlen Félix – Jornalista – Mtb: 36.522